Microsoft anuncia novo controle do Xbox focado na acessibilidade

Nesta quinta-feira (17), a Microsoft confirmou que vai lançar, ainda neste ano, um controle de Xbox focado na acessibilidade.

Ainda que os acessórios do Xbox One e DualShock 4 sejam bastantes elogiados, a motivação da companhia foi levar o acesso aos games a todas as pessoas, sem exceção. Eles não são sensíveis ao toque, mas são sensíveis à pressão, permitindo que mesmo alguém que não consegue exercer muita força possa controlá-lo.

Com o componente adaptado, pessoas com dificuldades de movimento podem jogar literalmente qualquer jogo, o que os permite jogar entre si e com seus familiares. Na parte de trás existem 19 entradas de 3,5mm, cada uma representando um botão do controle tradicional. Desta forma é possível encontrar uma combinação que atenda da melhor forma possível às necessidades do jogador.

O Xbox Adaptive Controller foi desenvolvido com o auxílio de associações de todo o mundo, incluindo AbleGamers, SpecialEffect, The Cerebral Palsy Foundation, Craig Hospital e Warfighter Engaged.

Segundo a Microsoft, o preço sugerido para o aparelho é de US$ 100 (o equivalente à R$ 367, na conversão direta), e ele deverá chegar ao mercado ainda em 2018.

Edition: