Comissão do Senado aprova Sistema Único de Segurança Pública

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a criação Sistema Único de Segurança Pública (Susp), inspirado no SUS. Segundo o Broadcast, o tema deve entrar na pauta do Plenário da Casa até o início da próxima semana. Que instrumentos fundamentais serão necessários para implementar o Sistema Único de Segurança Pública, e o Plano Nacional de Segurança Pública - explicou. O texto segue para ser sancionado pelo presidente da República, Michel Temer.

O relator da matéria na CCJ, Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresentou parecer favorável ao texto aprovado pela Câmara, em abril. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), é um dos principais defensores da proposta aprovada nesta quarta. Algumas reuniões não apareceram nas agendas oficiais das autoridades. O sistema será gerido pelo Ministério da Extraordinário de Segurança Pública e abrangerá os 3 entes da Federação: governos federal, estaduais e municipais.

O Susp faz parte da agenda de segurança pública defendida pelo governo depois que o Planalto enterrou a aprovação da reforma da Previdência.

Edition: