Aposentadoria por idade será aprovada por internet e telefone

Como uma medida para evitar filas e simplificar o atendimento em suas agências, o INSS informou que deixará de realizar agendamentos de atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade. As solicitações, feitas por internet ou telefone, vão ser analisadas automaticamente.

Desde setembro de 2017, a análise dos pedidos já estava sendo feita pela documentação disponível no site do governo, dessa forma, o INSS decidiu que não era mais necessário a presença física do beneficiário na agência agora que o processo todo já pode ser feito virtualmente.

Essa mudança acaba com a necessidade de agendamento e vale apenas para aposentadoria por idade urbana. Além da aposentadoria por idade - que exige 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, mais 15 anos de contribuições ao INSS -, o salário-maternidade também será liberado desta forma.

Pelo novo sistema, o segurado passa a acompanhar a análise do seu pedido de benefício por telefone ou internet.

Se os dados no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estiverem corretos, o benefício já será concedido.

O presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), Roberto de Carvalho Santos explica que, mesmo com a concessão automática, o instituto é obrigada a enviar à casa do segurado a carta de concessão da aposentadoria. Com informações da Folhapress.

Edition: