Asteroide WC9 vai se aproximar da Terra nesta terça-feira (15)

O corpo celeste foi avistado através do Catina Sky Survey, um programa de investigação que tem como objetivo encontrar cometas, asteroides e objetos próximos da Terra.

O mesmo site explica que o 2010 WC9 foi descoberto pela primeira vez por um telescópio situado no estado do Arizone, EUA, em novembro de 2010. Os astrônomos conseguiram acompanhar o corpo celeste somente até 1 do mesmo ano de sua aparição, após ele desapareceu do campo de visão. Agora, porém, ele reapareceu e passará próximo à Terra.

De acordo com os cálculos do Centro da NASA Para os Estudos de Objectos Próximos da Terra (CNEOs), o asteróide deve passar pelo nosso planeta a cerca de metade da distância até à Lua, na maior aproximação da Terra da sua trajectória. O seu diâmetro pode variar entre 60 e 130 metros. Pelo monitoramento até aqui, ele cruzará o céu ás 19h05 (horário de Brasília).

"Há muitas aproximações de asteróides, a maioria são muito pequenos". E se não tiver um aparelho destes, pode seguir aqui o evento, na página do Northolt Branch Observatories em Londres.

Mas o Observatório Northolt Branch vai transmitir em directo, através do Facebook, a passagem do asteróide, graças a imagens recolhidas pelo seu telescópio - e desde que o tempo ajude. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso.

Edition: