Eis porque deve ficar entusiasmado com o novo foguetão da SpaceX

A próxima oportunidade de lançamento será aberta em 11 de maio, com uma janela de pouco mais de duas horas, com início às 16h14 (horário de Brasília) e término às 18h21.

"O lançador e seu carregamento estão em boas condições", comentou um porta-voz da SpaceX, sem explicar o motivo pelo qual o lançamento foi interrompido 58 segundos antes da decolagem.

O objetivo da primeira missão foi colocar em órbita um satélite de comunicações do Bangladeche. Eventualmente, o foguete poderá trasladar astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da cápsula tripulada Dragon, ainda em desenvolvimento. "Esperamos que não haja literalmente nenhuma ação (reconstrução) entre os voos, como acontece com os aviões", afirmou.

Espera-se que o Block-5 seja o primeiro foguetão da SpaceX a satisfazer os padrões do programa de viagens espaciais da NASA.

O foguete Falcon 9 Block 5 foi construído para voltar a voar até 10 vezes com uma reforma mínima, disse Elon Musk, CEO da SpaceX, a repórteres antes do lançamento.

"Desde 2002, foram 16 anos de esforço extremo e muitas interações, e milhares de mudanças pequenas, mas importantes, para chegar até onde acreditamos que fosse possível", acrescentou Musk. Em seguida, a empresa planeja se concentrar em seu foguete de carga pesada, chamado BFR. O foguete tentará regressar à Terra e pousar em posição vertical em uma plataforma móvel no oceano Atlântico. Uma abordagem para fazer voos de forma mais frequente e com menores custos.

Edition: