Receita libera nesta terça (8/5) consulta a lote residual do IRPF

A Receita Federal abre nesta terça-feira (8) a partir das 9h a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física, referentes aos exercícios de 2008 a 2017.

O crédito bancário para 125.569 contribuintes será realizado no dia 15 de maio, totalizando R$ 200 milhões.

Para as declarações entregues no ano passado, que totalizam R$ 2,479 milhões em restituições, o índice de atualização monetária pela taxa Selic é de 8,83%. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá pedi-la por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou ao e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve contatar o Banco do Brasil, indo diretamente numa agência ou ligando para a central de atendimento, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Contribuintes idosos ou com moléstias graves tendem a ser beneficiados nos primeiros lotes. Aqueles que se enquadram nas características citadas acima e não forem contemplados nos grupos iniciais deverão ficar atentos, pois o não recebimento pode indicar possível inconsistência no documento e os erros precisarão ser retificados.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone no número 146.

De acordo com o diretor da Fradema, é válido lembrar que contribuintes que tiverem suas declarações do Imposto de Renda retidas pelo fisco por erros, podem ter que arcar com multas que chegam a 225% sobre o imposto devido.

Edition: