Piauí está em último lugar na emissão de CNH Digital

Um levantamento realizado recentemente mostra que nem todos os estados estão oferecendo a CNH Digital ainda, mesmo que a empresa de processamento de dados do governo afirme que o recurso já pode ser acessado em todo território nacional. Além disso, ainda existem diferenças em relação as taxas que estão sendo cobradas pela emissão do documento.

Dentre os estados que ainda não estão oferecendo a possibilidade do motorista obter a sua CNH digital estão Amapá, Ceará e Pará.

O que acaba chamando a atenção também é a diferença de valores que estão sendo cobrados. Em 2008 iniciou atividades jornalísticas no mesmo sistema, representando o município de Amarante-PI durante 5 anos e 10 meses.

A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) digital está sendo emitida gratuitamente no estado pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Há ainda a cobrança para renovar o documento.

O preço para obter apenas CNH digital no Piauí é de R$ 207,27 para categoria A (motociclistas) e R$ 222,07 para as demais categorias. Os motoristas que têm o modelo antigo da CNH, sem o QR Code, devem solicitar a nova versão em uma agência do Detran ou Ciretran de todo o estado e atualizar o número do celular e e-mail no sistema.

Entre os que já estão emitindo, só Goiás e Piauí afirmaram que é preciso pagar. O Detran ainda informa que apesar da nova plataforma, o documento impresso continua valendo e que a CNH Digital não é obrigatória. Todos eles continuam precisando ter a versão impressas, mas não será mais preciso levar consigo enquanto estiver dirigindo, desde que esteja em posse do documento digital.

Até a última segunda-feira, dia 7, foram emitidas 139 mil CNH digitais.

Edition: