Mais de 21 mil pessoas vacinadas contra gripe em Feira de Santana

"Como podemos observar, o percentual de crianças imunizadas é o mais baixo de todos, portanto, fazemos um apelo aos pais ou responsáveis: levem seus filhos de 6 meses a 5 anos incompletos para tomar a vacina".

O balanço de vacinação da campanha de influenza mostra que, até 4 de maio, mais de 14 mil pessoas foram vacinadas em Várzea Grande. Atento à evolução dos casos na Bahia, o Hospital São Rafael (HSR) está conscientizando pacientes, colaboradores e visitantes, por meio de uma campanha voltada, prioritariamente, ao seu público interno, mediante fixação de cartazes pelos setores e ambientes de internação; distribuição de material educativo aos pacientes e visitantes; além da veiculação de conteúdo educativo nas redes sociais, site e TV digital, dentre outros.

Mobilização Nacional - Este ano, o 'dia D' da campanha acontecerá no dia 12 de maio. A campanha vai até o dia primeiro do mês de junho, e não deve ser prorrogada. "Se cada cidadão que está inserido no público-alvo se conscientizar em buscar pelo serviço o quanto antes, evitaremos extensas filas no final da campanha", destacou o Dr. Rogério Leite. A vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo. Quando a grávida toma a vacina, ela passa anticorpos para o bebê ainda na barriga e a criança já nasce com imunidade contra a gripe. "Existem alguns mitos sobre a vacina que precisam ser esclarecidos".

Além das pessoas com idade a partir de 60 anos, a campanha prevê a imunização de crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

"Vale lembrar que dia 12, teremos o Dia D de Vacinação contra a gripe, onde todos os grupos poderão ser vacinados e também teremos imunização para todos os grupos no período de 28 de maio a 1º de junho", afirmou a coordenadora de Imunização, Andréa Millen.

Edition: