Encceja Nacional 2018 recebe inscrições até esta sexta-feira

Segundo a coordenadoria do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), no ano de 2017 foram inscritos ao todo o número de 3.937 candidatos para a prova realizada em Parauapebas, sendo que mais de 600 destes realizaram o exame para o ensino fundamental e os demais para o ensino médio. "Tivemos uma grande [taxa de] abstinências no ano passado e gostaríamos de que os alunos soubessem que esse custo, essa verba, esse orçamento dedicado é muito alto", afirmou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

Até a última terça-feira (24), o Inep já havia registrado mais de 1 milhão de inscrições, sendo 196,4 mil para o ensino fundamental e 824,7 mil para o ensino médio. Para o ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos até o dia da prova e 18 anos para o ensino médio. A participação é voluntária e gratuita.

Para os candidatos que conseguiram atingir a pontuação mínima para certificação parcial ou total de proficiência, deverão se dirigir a sede da instituição certificadora escolhida (SEDUC ou IFPA) para realizarem o protocolo e darem entrada nos documentos pessoais necessários designado pela instituição. As provas serão realizadas no dia 5 de agosto. Também serão realizadas em setembro edições para pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior.

As inscrições para o Encceja Nacional terminam às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília). Se desejar, o candidato do Encceja 2018 também poderá pedir para ser tratado por um nome social de sua escolha. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9 horas e as do turno vespertino, às 15h30.

Ao fazer a inscrição, o participante também precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. O exame que seria realizado no dia 22 de outubro foi adiada para o dia 19 de novembro 2017, e os resultados só saíram no inicio deste ano de 2018.

O Exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. No Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Edition: