Google está trabalhando em mais um aplicativo de mensagens

Agora de acordo com informações vindas do The Verge a Google está preparando mais um aplicativo de mensagens para o Andorid baseado em um sistema que foi criado para substituir o SMS.

Os mais atentos certamente estarão recordados que esta não é a primeira vez que a Google tenta a sua sorte no campo das aplicações de mensagens. Apps como WhatsApp, Messenger e Telegram dominam as conversas online praticamente em todo o mundo, enquanto que a companhia ainda patina nas suas tentativas. O app de mensagens padrão do Android também já foi integrado ao Hangouts, mas isso mudou em 2016. Além da Hangouts, a recente aposta na Allo e na Duo também parece não ter corrido como esperado mas, com a Chat, a Google parece querer fazer a sua derradeira aposta.

Ele vai existir dentro do Android Mensagens, o aplicativo padrão do sistema móvel para troca de mensagens SMS. Com ela, além de texto é possível também enviar conteúdo multimídia, criar grupos de mensagens com diversos membros e também trocar emojis, além de receber confirmação de leitura, indicador de digitação e mais recursos de aplicações modernas de mensagens. Quando começar a funcionar em algum momento deste ano, o Chat vai servir como principal protocolo de mensagens no Android, e as mensagens enviadas por ele vão consumir o plano de dados do usuário, e não o pacote de mensagens SMS. No entanto, a implementação do RCS no lugar do SMS depende das operadoras de telefonia, e o Google inclusive já conseguiu parceria com 55 operadoras.

Por outro lado, segundo especialistas, as desvantagens ficam por conta da falta de segurança oferecida pelo aplicativos atuais como o WhatsApp, onde as mensagens são criptografadas.

Edition: