Polícia Federal terá concurso público para 500 vagas neste ano

O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, autorizou a realização de concurso público para 500 vagas para as cinco carreiras policiais.

Abaixo você confere o documento publicado no Diário Oficial da União, edição desta sexta-feira, 20 de abril.

Os salários de agente, escrivão e papiloscopista são em torno de R$ 12,5 mil. Para perito e delegado, as remunerações são de cerca de R$ 23 mil. A portaria nº 8.380 foi publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União.

Os últimos concursos da Polícia Federal foram organizados pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). O processo seletivo envolve provas objetivas e discursivas, teste de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica, prova prática de digitação (apenas escrivão), avaliação de títulos, prova oral (apenas delegado) e curso de formação profissional, na Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

O prazo para lançamento de edital é de seis meses. Os cargos de escrivão, agente e papiloscopista são abertos para qualquer área de formação. Mesmo com as eleições, haverá o concurso.

Quando tomou posse no início do ano, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, havia anunciado as vagas que serão ofertadas no certame. As vagas do concurso, portanto, deverão ser direcionadas para esse fim.

Edition: