Kendrick Lamar vence o Prémio Pulitzer de Música de 2018

Kendrick Lamar ganhou um prémio Pulitzer, na categoria de música, pelo disco "DAMN", anunciou a organização na tarde desta segunda-feira, 16 de abril.

O adversário de Moore, Doug Jones, conquistou a cadeira para o Senado em dezembro e se tornou o primeiro senador democrata pelo Alabama em 25 anos, um duro golpe para o presidente americano.

Vencedores anteriores do Pulitzer de música incluem os músicos de jazz Wynton Marsalis e Ornette Coleman.

O prêmio Music Pulitzer existe desde 1943, e nestes 75 anos, tinha sempre dado o reconhecimento a um músico erudito ou de jazz.

O Prêmio Pulitzer surgiu em 1917 quando o jornalista Joseph Pulitzer resolveu celebrar diversas áreas da arte em parceria com a Columbia University, de Nova York.

O sucessor de To Pimp a Butterfly é descrito da seguinte forma no site dos notórios prémios: "Uma virtuosa colecção de canções unida pelo seu vernáculo autêntico e dinamismo rítmico que oferece retratos tocantes que captam a complexidade da vida moderna de um afro-americano".

"DAMN.", terceiro álbum de Lamar, liderou a parada de álbuns Billboard 200 por três semanas em seu ano de lançamento. Ainda mais importante, as suas letras refletem a sua vivência atribulada em Compton (Los Angeles), a experiência "negra" na América, a história do hip-hop, o estrelato e mais.

Edition: