Inscrições começam nesta segunda-feira (16) — Encceja

O Encceja Nacional terá provas em 5 de agosto e o Encceja Exterior, em 16 de setembro.

Quem busca a certificação do ensino fundamental precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente. O sistema de inscrição pode ser acessado na página do Encceja na internet.

A participação no Encceja é gratuita e voluntária e o candidato pode estudar sozinho, com apoio de amigos, familiares ou através de escolas de supletivo públicas ou particulares. Para requerer a Certificação do Ensino Médio, não é obrigatória a conclusão do Ensino Fundamental.

Neste ano também será realizado o exame para quem mora no exterior, para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e para adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade. Isso deverá ser feito no sistema de inscrição do próximo exame.

Quer obter o certificado eo ensino médio ou do fundamental?

Como são as provas do Encceja?

O candidato deverá também optar pelas áreas de conhecimento que deseja participar, podendo ser uma ou todas, lembrando que caso não tenha sido aprovado (a) em qualquer área de conhecimento o certificado não será emitido. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.

O Encceja Nacional é realizado em parceria com as 27 secretarias estaduais de educação - todas celebraram termo de parceria com o Inep.

No ensino médio, o candidato deve comprovar que tem domínio dos seguintes campos: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias. As provas serão aplicadas entre os dias 18 e 19 para o Encceja Nacional PPL e entre os dias 17 e 21 para o Encceja Exterior PPL.

Edition: