Cheques de até R$ 299 serão compensados em um dia útil

Anteriormente, os cheques até este valor eram compensados em dois dias úteis, enquanto os valores acima de R$ 300 já eram compensados em um dia útil. A partir de agora, os cheques de qualquer valor vão "cair" em um dia útil na conta das pessoas físicas, empresas ou favorecidos. O novo prazo para a compensação segue determinação da circular 3.859, publicada pelo Banco Central em novembro do ano passado. A novidade foi divulgada hoje (12) pela federação Brasileira de Bancos (Febraban). O processo por imagem reduziu o tempo e os gastos com transporte, eliminando as trocas físicas que antes eram feitas. Além disso, a queda no número de cheques liquidados no país também contribuiu para a diminuição do período de compensação.

Um dos fatores que motivaram a mudança da regra foi a quantidade de cheques compensados em 2017, 494 milhões - valor 85% menor do que em 1995, quando houve a compensação de 3,3 bilhões.

As mudanças em relação ao cheque especial também devem ocorrer, mas a partir do dia 1º de julho. Além do alerta, a instituição também terá a responsabilidade de informar que se trata de uma modalidade de crédito de uso temporário.

Edition: