Enem: candidatos têm até domingo para pedir isenção de taxa

No segundo dia do Enem 2018 será a vez de 90 itens de Matemática e Ciências da Natureza.

Segundo a Agência Brasil, em 20 anos em que é aplicado o exame, esta é a primeira vez que o pedido de isenção da taxa do Enem é feito antes do período de inscrição. Se a solicitação de isenção for negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 07 de maio às 23h59 de 18 de maio, pelo site do Enem.

A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. A explicação sobre a falta é obrigatória para quem teve direito à gratuidade, faltou aos dois dias de aplicação e deseja requerer a isenção também neste ano.

Para ser beneficiado com a dispensa da taxa, o participante do Encceja precisa ter concluído o ensino médio e obtido proficiência habilitadora de certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no exame.

Na próxima página, são pedidos outros dados pessoais, como nome da mãe e endereço.

Estar inscrito no Cadastro Único e possuir o Número de Inscrição Social (NIS). Em seguida, deverá criar uma senha, que será usada também para fazer a inscrição no Enem. Os interessados têm até o próximo domingo (15) para solicitar o benefício.

Podem ser apresentadas como justificativas acidente de trânsito, assalto, casamento, morte na família, acompanhamento de cônjuge, problemas de saúde, maternidade e paternidade e trabalho no dia das provas.

Edition: