Sarampo: DGS diz que surto está "em fase de controlo"

A informação foi apresentada durante reunião da Sala de Situação de Vigilância em Saúde, que tem o objetivo de monitorar e acompanhar os casos notificados da doença, da qual participam representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Manaus recebeu 250 mil doses da tríplice viral do Ministério da Saúde (MS).

"O dia 'D' é uma ação de campanha e, por isso, todas as crianças na faixa etária indicada, de 6 meses de vida até 5 anos, deverão ser vacinadas". Até sexta-feira, a Semsa divulgará a lista com os endereços dos postos de vacinação.

As pessoas com esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde. A campanha será realizada de 8h às 17h, em 500 postos da região metropolitana, incluindo unidades básicas de saúde e locais de grande circulação de pessoas. "É importante também que os pais fiquem atentos para o fato de que o dia 'D' é uma ação diferenciada de campanha e que todas as crianças na faixa etária já mencionada devem comparecer para a vacinação", reforça Isabel Hernandes. A maioria dos casos (85 doentes) registou-se em profissionais de saúde. Desse total, seis foram confirmados, um foi descartado e 176 estão sob investigação. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) também realizou treinamento, voltado para coleta, armazenamento, transporte e fluxo para envio de amostras de casos suspeitos de Sarampo, com a participação dos técnicos de laboratórios distritais de Manaus.

O novo informe mostra também que o Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) concentra 47% dos casos, seguido com Disa Sul (24%), o Disa Leste (14,8%), Oeste (13,7%) e Rural (0,5%).

Edition: