Novo golpe atinge mais de 70 mil pessoas — WhatsApp

Usuários do WhatsApp estão sendo vítimas de um novo golpe que está circulando na rede com informações de liberação de saques de até R$ 1.900,00 de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Ao entrar no link, a vítima é induzida a responder algumas perguntas, como "Você está registrado atualmente?" e "É maior de 18 anos?".

O laboratório de segurança da PSafe, que é especializado no desenvolvimento de aplicativos de segurança digital foi quem identificou o golpe. Mas, independentemente das respostas, uma nova página é aberta e confirma o direito de receber o dinheiro. De acordo com informações divulgadas pela companhia, o scam é compartilhado via WhatsApp e inclui um link para um site no qual, na teoria, permite o saque de tal direito trabalhista para qualquer pessoa que tenha trabalhado entre 1998 e 2018. Com isso esses criminosos conseguem disseminar esse golpe ainda mais rapidamente atingindo um número ainda maior de vítimas. Segundo a PSafe, mais de 70 mil de seus usuários tentaram acessar a nova armadilha.

Segundo Emílio Simoni, diretor do dfndr lab, o objetivo desse golpe é encaminhar o usuário a se cadastrar em serviços de SMS pago.

Com o intuito de dar mais realismo ao ataque, os hackers fazem comentários de falsos beneficiários dizendo "acabei de sacar o meu", "deu certo comigo" como também "meu nome está na lista, vou sacar!" "A partir do momento em que esse cadastro ocorre, a vítima fica vulnerável a cobranças indevidas", diz. Em nota, a CEF ressalta que não envia mensagens sobre saque de tal benefício por SMS; aliás, nem é possível sacar o dinheiro através da internet, sendo necessário se dirigir a uma agência bancária com a documentação exigida.

Para não cair nessas ameaças, a empresa afirma que é preciso adotar soluções de segurança que disponibilizam a função de bloqueio anti-phishing. "É importante que o usuário crie o hábito de se certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem às marcas mencionadas".

A CAIXA informa que o trabalhador pode verificar informações regularmente por meio do App FGTS, do endereço eletrônico www.caixa.gov.br/fgts, área "Serviços para o Trabalhador", opção "Extrato do FGTS" ou pelo telefone 0800 726 0207 - ATENDIMENTO AO TRABALHADOR.

Edition: