Golpe: Receita alerta sobre e-mail falso que alega suspensão do CPF

A Receita Federal lançou um alerta sobre e-mails falsos que estão circulando em nome da instituição, em que são solicitadas de cópias de documentos de identificação.

A mensagem contém solicitação de cópias coloridas do Documento de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como comprovante de residência e cartão bancário, sob a falsa alegação de que o suposto não envio da documentação poderá levar à suspensão do CPF do cidadão.

No intuito de verificar a situação cadastral no CPF, o cidadão poderá acessar diretamente o site da Receita Federal.

Um novo golpe está usando o nome da Receita Federal para enganar e extrair dados usuários.

Sizenando destaca que as informações fornecidas virtualmente acontecem através do e-CAC, um certificado digital que o contribuinte possui, e com ele pode consultar e prestar informações à Receita Federal.

Dessa forma, a Receita esclarece que não envia e-mails para comunicar divergências em dados cadastrais, também não solicita documentos pessoais e nem autoriza outra instituição a enviar os comunicados em seu nome.

A orientação para quem receber esse tipo de mensagem é que ela seja apagada, pois pode conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador.

Edition: