Globocop "persegue" Lula nas ruas de São Paulo após ordem de prisão

Ele também disse que foi previamente preparado uma sala reservada, no local, para que ele comece a cumprir pena separadamente dos demais presos "sem qualquer risco para a integridade moral ou física".

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso do triplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava-Jato.

Pouco antes, um dos advogados de Lula, Cristiano Zanin, havia dito que "só uma arbitrariedade é que poderia gerar o cumprimento de uma restrição a direitos do ex-presidente Lula". Conforme a decisão, Lula terá até as 17h de amanhã (6) para se apresentar à Polícia Federal. O juiz vetou o uso de algemas "em qualquer hipótese".

Os detalhes da apresentação de Lula à PF deverão ser combinados com a defesa diretamente com o Superintendente da Polícia Federal no Paraná, Maurício Valeixo. "A partir da decisão de ontem (negativa do habeas corpus) a ministra Cármen Lúcia deve dirigir um ofício a mim, como presidente do Tribunal, dando notícia do julgamento de ontem e que aquela liminar que protegia o ex-presidente foi revogada".

"Hipotéticos embargos de declaração de embargos de declaração constituem apenas uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico", escreveu Moro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil negou na última quarta-feira à noite um recurso contra a prisão do ex-Presidente Lula da Silva, condenado em duas instâncias judiciais e que pretendia ficar em liberdade até à decisão final.

Confirmada a condenação e encerrados os recursos na segunda instância judicial, Lula fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Já o TSE tem até o dia 17 de setembro para aceitar ou rejeitar as candidaturas. Em um dos momentos, a emissora colocou o Globocop, o helicóptero da Globo, para acompanhar o trajeto do carro de Lula após o ex-presidente deixar o próprio instituto na capital paulista.

Edition: