Pearl Jam causa polêmica com pôster para show no Rio

A banda norte-americana Pearl Jam divulgou no Instagram um cartaz de seu show que acontecerá na noite desta quarta-feira (21) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, mas acabou causando na web por conta do seu conteúdo. Ao fundo, é possível ver o que seria uma favela carioca.

A publicação foi encarada como uma referência à intervenção federal na cidade, além da violência diária, provocada tanto por criminosos quanto pela polícia.

A arte é de Ravi Amar Zupa que, pelas redes sociais, a explicou: "Essa peça de arte é uma homenagem ao Rio de Janeiro - particularmente às pessoas que moram nas favelas que, apesar da desigualdade obscena, encontram maneiras de criar cidades à beira dos morros". Ele afirma que a inspiração vem da obra do artista holandês Hieronymus Bosch, do século XV, com "composições absurdas e que desafiam a natureza". Em 2015, durante passagem pelo Brasil, os roqueiros fizeram uma crítica com um cartaz em alusão ao rompimento da barragem da mineradora Samarco em Mariana, o maior acidente ambiental brasileiro.

Fazer pôsteres específicos para cada show é uma tradição do Pearl Jam, uma banda abertamente política.

Edition: