Cinzas de Stephen Hawking serão enterradas perto da sepultura de Newton

Os funerais de Hawking serão em 31 de março em Cambridge, e a abadia não informou a data em que as cinzas serão enterradas.

A abadia é reconhecida como o local do último descanso de algumas das figuras mais importantes da história do Reino Unido, reunindo os restos mortais de 17 monarcas, além de cientistas importantes. "É completamente coerente que os restos mortais do professor Stephen Hawking sejam enterrados na abadia, perto de outros colegas cientistas distintos", disse John Hall, reitor de Westminster. Já Charles Darwin foi enterrado ao lado de Isaac Newton, em 1882.

Os enterros mais recentes os dos físicos atômicos Ernest Rutherford, em 1937, e Joseph John Thomson, em 1940.

O decano de Westminster considerou "vital que a ciência e a religião trabalhem juntas para procurar respostas às grandes perguntas sobre o mistério da vida e do universo".

O físico britânico, falecido no passado dia 14 de março, apresentou duas semanas antes da sua morte um estudo no qual estabelece as bases teóricas para a existência de universos paralelos e prevê o fim da existência de nosso universo. O físico norte-americano está intimamente relacionado com Newton, após ambos terem sido professores Lucasianos em Cambridge - cargo mais prestigiante do mundo na área da Matemática.

A decisão de sepultar Hawking em Westminster foi tomada pela mulher, Jane, e pelos três filhos, Lucy, Robert e Tim. A família do físico descreveu-o como sendo "um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos".

Inspirado pelo colega Carl Sagan, o físico também era famoso pela sua luta para simplificar a linguagem científica e tentar explicar conceitos complexos para pessoas leigas.

Edition: