ID R Pikes Peak: Aí está o desportivo elétrico da VW

Esportivo elétrico é o embaixador tecnológico para a eletromobilidade. R Pikes Peak é totalmente elétrico e foi desenvolvido para competir a prova Pikes Peak International Hill Climb, de subida de montanha, que acontece no dia 24 de junho, nos Estados Unidos.

O modelo apresentado pela Volkswagen é um protótipo elétrico que conta com tração total, e aqui acabam todos os dados conhecidos do modelo por enquanto, pois a marca alemã não revelou as especificações e o rendimento do protótipo, muito menos seu desempenho.

"Queremos estar na vanguarda da eletromobilidade com a Volkswagen e a família I.D.", explicou o membro do Board da Volkswagen responsável por Desenvolvimento, Dr. Frank Welsch.

Com tração às quatro rodas, o novo protótipo desportivo terá como base a nova plataforma da Volkswagen para veículos elétricos que a fabricante tem nas suas instalações de Zwickau, na Alemanha (as primeiras unidades produzidas em massa deverão começar a sair da linha de montagem a partir de 2019). Defendendo que, "competir na mais famosa rampa do mundo, com o I.D. Para a Volkswagen, representa uma oportunidade fantástica para alavancar o tema da eletromobilidade, tanto emocionalmente como numa perspectiva esportiva, graças ao projeto I.D. R". Com 19,99 km de extensão, parte de 2.800 metros de altitude e atinge 4.300 metros no seu topo.

A última vez que a Volkswagen participou na Pikes Peak foi em 1987 com um Golf de dois motores que debitava uma potência de 652 CV.

"É a hora de estabelecer nossa marca", afirma o Diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.

Edition: