Líderes mundiais chegam para abertura do 8º Fórum Mundial da Água

A propósito do Fórum Mundial da Água, que começou hoje em Brasília, no Brasil, a Unesco preparou uma informação que propõe soluções baseadas na natureza para melhorar a gestão da água, tema que a responsável considera um "desafio maior", que deve ter uma abordagem conjunta para impedir eventuais "conflitos" relacionados com a falta deste recurso.

Relatório que será apresentado pela Organização das Nações Unidas durante o Fórum mostra que, se nada for feito, em 2050, cerca de 5 bilhões de pessoas estarão vivendo em áreas com baixo acesso à água, a maioria da população mundial.

Temer reforça o compromisso firmado a partir da conferência Rio 92, quando conceitos de sustentabilidade foram definidos, e depois reforçados na Rio+20. "Estamos firmemente empenhados em implementar essa agenda, e reafirmamos isso no 8º Fórum Mundial da Água", disse o presidente, ao destacar a necessidade de diagnósticos precisos e ações coordenadas para melhor desenvolver essas políticas. Citando o caso brasileiro, Temer enfatizou que o país deixou recentemente para trás uma grande recessão econômica, com responsabilidade fiscal e social, aliada à sustentabilidade e segurança hídrica. "Se nos fecharmos em nós mesmos e se atuarmos de forma desarticulada, todos pagaremos o preço", acrescentou.

O governo federal prepara um projeto de lei para alterar o marco regulatório do setor de saneamento básico. "O que nos move naturalmente é a universalização desse serviço básico", disse o presidente.

Por isso, o motorista que precisar fazer o retorno no Eixo Monumental deve priorizar as pistas na altura do Palácio do Buriti ou da Torre de TV. "Trata-se de um projeto antigo mas que estamos finalizando e, ao fim, vai beneficiar 12 milhões de habitantes no nordeste".

Também em função da programação do fórum, as pistas de ligação do Eixo Monumental na altura do Centro de Convenções Ulysses Guimarães estão fechadas desde domingo (18) e só serão reabertas na sexta (23), após o encerramento do evento.

Edition: