Atriz de 'Sex and the City', anuncia pré-candidatura ao governo

"Eu amo Nova Iorque e hoje estou a anunciar a minha candidatura para governadora", escreveu Cynthia Nixon, que já tinha admitido no passado estar a ponderar uma possível candidatura.

Num vídeo lançado esta segunda-feira, a atriz e ativista de 51 anos anunciou que está na corrida ao cargo de governador de Nova Iorque, desafiando o democrata Andrew Cuomo na primárias do partido em setembro.

Um comunicado da campanha da atriz a qualificou como uma alternativa progressista a Cuomo, dizendo que este é "centrista e cria de Albany", referindo-se à capital estadual, e mencionando os problemas legais de vários de seus assessores. Queremos que o nosso governo funcione novamente, nos cuidados de saúde, acabando com o encarceramento em massa, reparando o metrô quebrado. "Estamos cansados de políticos que se importam mais com as manchetes e o poder do que com Nova York", postou ela. "Não pode ser apenas o negócio como de costume", diz ela no vídeo postado na rede social.

Em recentes discursos, Cynthia Nixon apelou aos democratas norte-americanos para assumirem, a nível nacional, uma forte identidade liberal em vez de serem simplesmente um "partido anti-Donald Trump [Presidente dos Estados Unidos]". Sua esposa foi assessora do prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio até fevereiro deste ano, quando foi demitida. A série - de seis temporadas que mostra a rotina de 4 mulheres em Nova York - deu origem a dois filmes.

Edition: