Dovizioso triunfa na abertura da temporada da MotoGP

O francês Johann Zarco, que largou da pole position, liderou as cinco primeiras voltas, mas depois Dovizioso e Márquez tomaram conta da corrida. O piloto da Ducati travou um intenso duelo com o espanhol Marc Márquez (Honda), campeão em título, acabando por levar a melhor. O seu compatriota Valentino Rossi (Yamaha), que iniciou a sua 23ª temporada no Campeonato do Mundo (aos 39 anos), ocupou o terceiro lugar do pódio. O brasileiro Eric Granado largou na 30ª colocação e não conseguiu avançar. Na largada, o italiano perdeu ainda mais tempo e caiu para o nono lugar.

A estratégia da escolha dos pneus da equipe Honda, com compostos duros no eixo dianteiro, enquanto a maioria dos pilotos optou por utilizá-los no eixo traseiro, mostrou-se favorável, especialmente nas primeiras das 22 voltas da pista.

No oitavo giro, após ultrapassar Cal Crutchlow e Danilo Petrucci, Dovizioso já era o quarto colocado. Porém, além de não obter êxito, ainda perdeu posição para Márquez. As posições não se alteraram muito até a 11ª volta, quando Rossi, em segundo, tentou ultrapassar Zarco.

No giro seguinte, Dovizioso aproveitou a boa performance da Ducati na reta e tomou a segunda colocação de Márquez. Márquez veio no embalo e também deixou Zarco no retrovisor.

Valentino Rossi também fez ótima prova, chegando abrigar pela ponta, e finalizando na terceira posição.

A próxima etapa do Mundial será na Argentina, no circuito de Termas de Rio Hondo, no dia 8 de abril.

Edition: