Procon autua nove supermercados de Teresina — Operação Semana Santa

- Iniciamos na segunda-feira (12), com "Prática abusiva do envio de cartão de crédito sem a anuência do consumidor" e, nesta terça-feira, 13, orientaremos sobre "Garantia dos produtos e serviços" - comentou o coordenador municipal do Procon, Leandro Ferreira, acrescentando que na quarta-feira, 14, abordará "Direito de arrependimento na aquisição de produtos"; quinta, 15, "Dano elétrico devido a queda de energia"; e sexta, 16, "Portabilidade do número de telefone celular ou fixo". O atendimento acontecerá das 8h às 17h.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) também participa da ação.

Nove supermercados de Teresina foram notificados pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Piauí) durante a Operação Semana Santa. Todos os acordos serão homologados no mesmo momento pelo juiz. "No fim quem sai ganhando é o consumidor", afirma o superintendente.

Dentre as informações constantes no Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas estão o índice de resolutibilidade; o total de audiências realizadas; os rankings dos fornecedores mais reclamados por área; dos assuntos e dos problemas mais reclamados; dos fornecedores que menos atendem e dos que mais atendem os consumidores, além do ranking dos 200 fornecedores com mais processos instaurados.

Também será oferecido atendimento realizado por um núcleo multiprofissional, formado por advogado, assistente social, pedagogo, contador e psicólogo. Além das informações, haverá distribuição de cartilhas educativas que visam conscientizar os consumidores sobre os seus direitos e evitar caírem em armadilhas em relações de consumos.

Edition: