Não há notícia de Pyongyang sobre cúpula Trump-Kim, diz Tillerson

Mike Pompeo, Director of the CIA, will become our new Secretary of State.

A tão pouco tempo da mais relevante iniciativa diplomática em mais de um ano de mandato presidencial, Donald Trump tomou uma decisão altamente inesperada ao demitir Rex Tillerson de secretário de Estado norte-americano.

O ex-secretário de Estado estava em desacordo com Trump há meses.

Gina foi selecionada como nova diretora da agência depois que o presidente republicano demitiu o secretário de Estado, Rex Tillerson, e colocou o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, em seu lugar. "Obrigado, Rex Tillerson, pelo seu serviço", escreveu o presidente. Entretanto, na invariável rede social Twitter, Trump confirmou a saída de Tillerson e anunciou que o até aqui director da CIA, Mike Pompeo, passará a chefiar a diplomacia norte-americana, onde fará um "trabalho fantástico".

Trump também anunciou Gina Haspel como chefe da Agência Central de Inteligência (CIA), a primeira mulher a ocupar este posto. Gina Haspel vai se tornar a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para o cargo.

A mudança foi anunciada em meio a um momento de grandes expectativas na política externa dos Estados Unidos, e Tillerson vinha preparando negociações e acercamentos com a Coreia do Norte.

"Não ouvimos nada diretamente da Coreia do Norte, mas esperamos ouvir algo diretamente deles", afirmou Tillerson em Abuja durante uma entrevista coletiva conjunta com o ministro de Relações Exteriores nigeriano, Geoffrey Onyema.

Nesta terça-feira algumas autoridades de inteligência dos EUA disseram que relatos sobre seu suposto envolvimento em interrogatórios que incluíram tortura são falsos - mas não deram detalhes de imediato nem negaram sua implicação na destruição de vídeos de técnicas de interrogatório violentas.

"O secretário não falou com o presidente esta manhã e não tem conhecimento do motivo, mas ele está grato pela oportunidade de servir e ainda acredita piamente que o serviço público é uma vocação nobre e não se arrepende de nada", declarou. Era o nome dela, no entanto, que estava registrado nos arquivos destruídos. Eu queria rompê-lo, ou fazer algo, ele sentia um pouco diferente.

Tillerson estava em uma viagem oficial à África na semana passada onde, aparentemente, foi pego de surpresa pelo anúncio de Trump de que ele iria se encontrar com o líder coreano Kim Jong-un. O perfil mais 'institucional' do então secretário de Estado contrastava com o estilo de Trump, e várias vezes os dois trocaram acusações.

"Desejamos o melhor para o secretário designado Pompeo", completou. A imprensa americana como Washington Post e a CNN ouviram funcionários do governo norte-americano, que confirmaram que Trump vinha se indispondo com alguns pontos de vista de Tillerson.

Edition: