Placa padrão Mercosul estreia em setembro no país; veja o que muda

A partir dessa data, os órgãos ou entidades de trânsito devem promover a alteração no caso de veículos novos a serem registrados e daqueles em processo de transferência de município ou de propriedade.

Com a placa Mercosul, o credenciamento de fabricantes de placas deixa de ser uma atribuição dos órgãos de trânsito estaduais e passa a ser administrada pelo próprio Denatran, permitindo, segundo o órgão, padronizar o custo da chapa nacionalmente.

Segundo o Contran, todas as placas de identificação veicular terão códigos de barras QR Code, com números de série e informações do banco de dados do fabricante. Para os automóveis usados, o prazo para a troca das placas é dia 31 de dezembro de 2023.

A nova placa deverá ter fundo branco com a margem superior azul, logotipo do Mercosul, a bandeira do Brasil, serem afixadas em primeiro plano nos veículos e conter sete caracteres, que podem ser números e letras. O mesmo aconteceu com veículos emplacados com placas com duas letras quando estas foram trocadas pela de três, a partir de 1990. O atual sistema de de placas brasileiro conta com três letras e quatro números, o que dá uma vida útil de 10 anos.

A cor da combinação alfanumérica indica a categoria: preta para carros particulares, vermelha para táxis, veículos comerciais e de aprendizagem, azul para carros oficiais, verde para carros de teste, dourada para carros diplomáticos e prateada para veículos de coleção. Na Argentina, por exemplo, adotou-se um padrão "LL NNN LL" (sendo L para letras e N para números), a fim de se evitar formação de palavras.

Hoje, é possível saber de onde vem um carro apenas pelo início da placa - em São Paulo, vai de B a H e no Rio de Janeiro, de K a L. Isso acabará com as novas placas.

A resolução ainda prevê a implantação de um chip e de uma película na placa.

Um dos argumento da unificação das placas entre os países do Mercosul é facilitar a fiscalização nas fronteiras.

Marcas d'água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações. A placa do Mercosul será colocada no veículo também caso o proprietário precise trocar de placa por algum outro motivo.

O modelo de placas para veículos será de 40 cm por 13 cm.

Edition: