Doodle do Google homenageia Gabriel García Márquez

O escritor Gabriel García Márquez completaria 91 anos de idade nesta terça-feira.

Em homenagem a ele, o Google publicou um Doodle celebrando a data.

A imagem traz ilustrações de Macondo, aldeia retratada na famosa obra de Márquez "Cem Anos de Solidão".

Gabriel García Márquez faleceu em 2014, anos 87 anos.

Esta ilustração foi feita por Matthew Cruickshank. Quem acessa o Google neste 6 de março encontra na página inicial uma representação do povoado fictício de Macondo, palco das histórias de vários livros do autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. O colombiano, um dos mestres do realismo fantástico, é considerado um dos mais importantes escritores do século XX. A obra Cem Anos de Solidão, que se tornou no seu maior sucesso, tendo sido traduzida em mais de 35 línguas, foi inspirada na casa e na cidade onde o escritor cresceu com os avós. García Márquez foi também um ativista político, pelo que permitiu a publicação de obras não-ficcionais que retratam os tempos em que viveu - Notícia de um Sequestro está entre os mais conhecidos.

García Márquez estudou Direito e Ciências Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, mas decidiu deixar os estudos para se dedicar ao jornalismo em 1948. O escritor foit ambém correspondente na Europa, em Nova Iorque e, por fim, passou a morar no México.

"Por tudo isto e muito mais, celebramos o 91º aniversário de um ícone cultural cuja estrela continua a brilhar sobre os mundos literário e jornalístico da América Latina e dos outros [países]", descreve o Google na explicação de seu Doodle comemorativo.

Edition: