Trump diz que 'guerras comerciais são boas e fáceis de ganhar'

Em 2016, as exportações de aço e alumínio para o mercado norte-americano atingiram os 21,56 milhões de euros, de acordo com dados provisórios, sendo que no ano passado, e segundo dados preliminares, as vendas ascenderam a 40,11 milhões de euros. Ela recordou que o governo dos Estados Unidos adotou mais de 100 medidas contra as importações, o que significa uma "proteção excessiva para seus bens nacionais". "O Brasil teve política protecionista por muitos anos e isso, no longo prazo, não dá certo", comentou o ministro.

Chamando as tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump de "flagrante intervenção" para proteção da indústria norte-americana, o presidente-executivo da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que o bloco "lamenta fortemente a decisão, que não é baseada em qualquer justificativa de segurança nacional". "Na minha avaliação, não é algo que vai aumentar a competitividade da indústria americana, pelo contrário", acrescentou Meirelles.

Também a agência Reuters, citando outras fontes europeias, referiu que a UE está a ponderar aplicar tarifas de 25% sobre cerca de 3,5 mil milhões de dólares (2,87 mil milhões de euros) em importações de produtos vindos dos EUA se Trump seguir em frente com o seu plano.

Durante o dia de quinta-feira, Trump escreveu na plataforma Twitter que várias indústrias norte-americanas, incluindo a do aço e a do alumínio, foram "dizimadas por décadas de comércio injusto e maus acordos com países de todo o mundo". As novas tarifas vão afetar grandes mercados exportadores de aço para os Estados Unidos, como a China, Japão e Coreia do Sul, estes dois últimos importantes aliados do país. "De sua parte, o secretário Ross afirmou disposição para buscar soluções positivas e que eventual decisão de aplicação da sobretaxa poderia ser recorrida pelos países interessados".

Edition: