Samsung Galaxy S9 e S9+ [Hands-on MWC 2018]

Para concorrer com a Apple, a Samsung decidiu apostar brutalmente na câmera dos novos dispositivos.

Eles chegam com um design e acabamento aprimorados, melhorias em fotos, emojis personalizados, experiência de entretenimento mais imersiva, entre outras novidades.

Com a expectativa de que o mercado mundial de smartphones fique estável ou cairá levemente após o fraco crescimento de 1 por cento no ano passado, os fabricantes estão concentrando-se em recursos projetados para incentivar os consumidores a abandonar mais cedo seus telefones antigos. As telas de 5,8 polegadas (S9) e de 6,2 polegadas (S9 Plus) são os mesmos painéis Super AMOLED com resoluções de 2960 x 1440 pixels, embora a Samsung diga que eles são um pouco mais brilhantes este ano. Ambos estarão disponíveis em quatro cores: preto, prata, azul e violeta.

Entre as mudanças, a Samsung moveu o scanner de impressão digital da direita para abaixo da câmera, o que deve facilitar muito o uso, especialmente no S9 Plus.

O recurso de vídeo dinâmico em câmera lenta captura 960 quadros por segundo. O material dos quais os novos smartphones são feitos também foi alterado para ser mais resistente. Os vídeos nesse modo ainda podem ser transformados em GIF's ou até mesmo no papel de parede da tela inicial ou tela de descanso.

Já a câmera com dupla abertura (f1.5 - f2.4) automaticamente permite a entrada de mais luz quando está escuro e de menos luz quando está muito claro. Caso seja um local de pouca luz, um ambiente noturno, o sensor poderá usar a abertura f/1.5 para entrar mais luz e a foto ter maior qualidade. A diferença aqui é que, além dos emojis incluídos no sistema, é possível criar uma animação a partir do rosto do usuário. O aparelho ad samsung capta imagens em 2D do usuário em mais de 100 traços de expressão.

O Galaxy permite ao usuário conectar qualquer fone de ouvido de qualquer marca.

Com o recurso a realidade aumentada, os novos modelos da Samsung possibilitam ainda que se use a câmara do telemóvel para a tradução de um texto em língua estrangeira.

Com esta adição, os utilizadores poderão alterar a abertura focal da câmara conforme pretendam, obtendo assim a qualidade de imagem pretendida para cada situação em que se encontrem. A expectativa é que os novos Galaxy custem entre US$ 700 e US$ 900 e tenham como foco a câmera.

No caso do Galaxy S9+, versão maior do smartphone, a câmera principal é dupla.

A Samsung pretende continuar com o nível de qualidade dos seus smartphones, para que esteja acima da média do mercado, mantendo a resistência à água e a poerias (certificação IP68) e o carregamento rápido sem fios. A melhora está no som estéreo com dois alto-falantes, só que agora em posições diferentes. "Hoje será apresentado como a Samsung vai se posicionar globalmente". A identificação pessoal é feita de forma completa e precisa. Os próprios smatphones podem se transformar em mouse touchpad ou até mesmo teclado para melhor ainda mais a experiência.

Edition: