CNH Digital já está disponível no Amazonas; veja como emitir a sua

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM) lançou na manhã desta na segunda-feira (26), a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). Após o cadastro, os motoristas poderão acessar a CNH Digital por meio de aplicativo instalado no smartphone, o que é válido em todo território nacional. Veja o passo a passo para ativar.

Os agente do Detran usarão outro aplicativo para checar as informações do motorista e verificar sua autencidade por um QR Code.

Podem aderir, os motoristas que emitiram a CNH a partir de maio de 2017, que são as carteiras em que já constam o QR code, no verso do documento.

Para ter sucesso na conversão de multa, é preciso estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo artigo 267 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Capitão Magela abordou sobre o conhecimento específico que o policial militar deve possuir sobre essa nova ferramenta da CNH digital. Mas, por conta das dificuldades que alguns estados tiveram, foi adiado para julho.

O diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, afirmou que o novo recurso será gratuito. "Nós estamos entregando antes do prazo estabelecido pelo Denatran", acrescentou Diniz. "O formulário, que deve ser preenchido com a assinatura semelhante à da CNH, está disponível no site", explica a gerente de multas do Detran, Heretuza Pêssoa. Para isso, as opções são duas: agendar atendimento para a Gerencia de Habilitação, no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br), para informar os dados - caso não estejam atualizados - e então realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran; ou, ainda, para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran, que terá um link disponível no site do Detran-AM.

"A digital é uma comodidade para o usuário". Você esquece um documento, mas não esquece o celular.

Edition: