China contesta decisão dos EUA sobre produtos com folhas de alumínio

O novo presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), Jerome Powell, disse nesta quinta-feira a uma comissão do Senado que não considera a adoção de tarifas como a melhor reação.

"O governo brasileiro não descarta eventuais ações complementares, no âmbito multilateral e bilateral, para preservar seus interesses no caso concreto".

No ano passado, a receita gerada com as vendas aos EUA somou US$ 2,63 bilhões (R$ 8,56 bilhões, pelo câmbio de hoje).

A pasta disse que vê com muita preocupação a informação de que o governo dos EUA pretende aplicar tarifas adicionais.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que aprovará na próxima semana impostos de 25% às importações de aço e de 10% às de alumínio de alguns países.

Em nota, o MDIC avaliou que, caso seja adotada, "a restrição afetará exportações brasileiras de ambos setores".

O anúncio ocorre depois de o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, se reunir, em Washington, com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross.

"O governo brasileiro espera trabalhar construtivamente com os Estados Unidos para evitar eventual aplicação, o que traria prejuízos significativos aos produtores e consumidores de ambos os países, segundo relatou Marcos Jorge ao secretário americano", completa.

Durante sua viagem aos EUA, ele se reuniu também com membros do Conselho das Américas e com representantes da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, com os quais tratou de temas como a expansão da cooperação do programa Patent Prosecution Highway (PPH), que prevê a cooperação entre o Brasil e os EUA no exame de patentes entre os escritórios de patentes dos dois países.

Edition: