Bolsonaro lidera pesquisa de intenção de voto em SP — Superou os tucanos

São Paulo é o maior colégio eleitoral do Brasil, tendo aproximadamente cerca de 22% do eleitorado do país.

O Instituto Paraná Pesquisas apurou, em seu mais recente levantamento, que Jair Messias Bolsonaro passou a liderar a corrida presidencial não mais importando quem seja o candidato que o enfrente, com ou sem Lula, o polêmico deputado federal conseguiu uma folga na liderança. O tucano tem 20,1% das intenções de voto. Pouco muda para os demais candidatos, já que Bolsonaro (23,5%) e Alckmin (23,2%) continuam na liderança. Como a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, ocorre o chamado empate técnico entre os 2 candidatos.

O Paraná Pesquisas também testou como candidatos a presidente o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner.

O Instituto fez ainda uma análise de como devem reagir os eleitores de Lula caso ele seja impedido de participar das eleições, e o resultado foi dentro do esperado: a maioria dos votos migrariam para o ex-prefeito petista Fernando Haddad. Ao todo, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 84 cidades.

Com a presença da candidatura do ex-presidente Lula, Bolsonaro amplia sua vantagem e fica com 22,3%, Alckmin tem 20,1% e Lula com 19,7%. Outro dado do levantamento mostrou que os eleitores de Lula tenderiam a não votar em nenhum candidato nos cenários 1 e 2.

No cenário 1, em que Fernando Haddad recebe 20,9% dos votos de Lula, o deputado Jair Bolsonaro fica em sexto lugar nas intenções de voto, com 5,9%. Nesse cenário, Marina Silva cresce, recebendo 22,4% dos votos que seriam destinados a Lula. Já Marina Silva (8,8%), Ciro Gomes (5,3%) e Álvaro Dias (3,6%) aparecem distantes dos três candidatos mais bem colocados.

Edition: