Inscrições do FIES terminam na quarta (28)

RIO- O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 2 de março. O resultado do processo seletivo regular será divulgado no dia 5 de março. Para se candidatar, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois de 2010 e obtido nota igual ou superior a 450 pontos - além de não ter zerado na redação.

Em 2018, o Fies beneficiará 310 mil estudantes de curso superior, divididos em três categorias. Num outro momento, é preciso informar a renda familiar para comprovar que se encaixa nas exigências do programa.

O programa agora é dividido em três modalidades. Do total de oportunidades para 2018, 100 mil delas são a juros zero, de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar. Nessa modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco). A primeira faixa atinge alunos com renda familiar bruta, de até três salários mínimo, sem juro.A segunda faixa, inclui alunos, cuja renda familiar atinge até cinco salários mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Desde o início do ano, a TLP começou a substituir gradualmente a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos novos financiamentos do BNDES. O estudante deverá iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso, desde que esteja empregado.

O dinheiro será descontado diretamente do salário do trabalhador que tiver emprego formal, por meio do eSocial, sistema já utilizado atualmente pelas empresas para pagar contribuições e prestar informações ao governo. Podem participar estudantes de cursos superiores de instituições privadas.

Os selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual foi convocado em até dez dias.

Edition: