Banco do Brasil libera transações pelo Messenger do Facebook — PROJETO PILOTO

O Banco do Brasil anunciou um novo serviço nesta quinta-feira que permite transações bancárias pelo Messenger do Facebook.

Durante a conversa com o robô, o cliente que pedir acesso às informações será redirecionado instantaneamente a uma tela segura, como se fosse um aplicativo dentro da rede social. Inicialmente, estão disponíveis consulta de extrato da conta-corrente e informações sobre cartão de crédito, como fatura, solicitação de segunda via e liberação de uso.

Nos próximos dias, as consultas de saldo e extrato da poupança, assim como o extrato de fundos de investimento também estarão disponíveis pelo atendimento no Messenger. Para validar o acesso, é necessário inserir um código enviado por SMS.

O projeto piloto será colocado em prática com cerca de 1.000 clientes e um grupo de funcionários. Não há previsão de quando o serviço será liberado para todos os clientes, mas o processo não deve demorar. O procedimento em teste envolve assuntos relacionados às transações com cartões Ourocard e o banco conta com o apoio da Visa. Desde agosto, mais de 58 mil clientes já utilizaram o serviço, a maioria integrantes da geração millenial.

A ação, inédita em um banco brasileiro, é possível por meio de interações criptografadas entre o cliente e a inteligência artificial do banco.

- Isso é o embrião do que pode vir daqui um ou dois anos com compras direto da rede social - afirmou Marco Mastroeni, diretor de negócios digitais do banco.

Há um ano, o BB adotou o Watson para auxiliar os funcionários a agilizar o atendimento e responder a dúvidas e solicitações dos clientes. Em agosto do ano passado, o banco ampliou o uso da inteligência artificial para seu novo canal de atendimento pelo messenger do Facebook para tirar as principais dúvidas dos clientes sobre conta ou serviços oferecidos.

Segundo o Banco do Brasil, foram mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos com informações sobre os mais diversos temas, como atendimento, cartão, conta-corrente, investimentos, linhas de crédito, solução de dividas, programa de relacionamento e câmbio.

De acordo com o diretor de tecnologia do banco público, Gustavo Fosse, a ampliação da assistente digital - já existente no aplicativo do BB - para o Facebook pulveriza o atendimento ao cliente.

Desde outubro, o chatbot foi ampliado para os sistemas do BB e migrou para o aplicativo do celular. Em dezembro, começou a ser utilizado no internet banking para interações com clientes sobre módulo de segurança e bloqueio de senha.

Edition: