BAFTA: Três Cartazes à Beira da Estrada sai vencedor

"Três Anúncios" levou cinco prêmios para casa, incluindo o de melhor filme, melhor atriz para a protagonista Frances McDormand e melhor ator coadjuvante para Sam Rockwell.

A par do filme de McDonagh, lideravam as nomeações "A Forma da Água", de Guillermo del Toro (de resto, o filme mais nomeado para os Óscares, que serão entregues no início de março) e "A Hora Mais Negra", Joe Wright, protagonizado por Gary Oldman como Winston Churchill para o BAFTA de Melhor Ator.

Depois de que as revelações sobre abusos sexuais no mundo do cinema se multiplicaram nos últimos meses, a luta contra esse tipo de violência ocupará provavelmente um lugar de destaque durante a cerimônia, como ocorreu durante o Globo de Ouro americano, em janeiro.

Fora isso, ambos ficaram aquém do que as nomeações faziam prever para os prémios. A Academia britânica foi alvo de muitas críticas por ter indicado exclusivamente homens ou filmes dirigidos por homens nas categorias de maior prestígio: melhor filme, melhor filme britânico e melhor diretor.

"A Forma da Água", que partia para a cerimónia como o mais nomeado (12), teve de se contentar com três prémios: Realização (Guillermo del Toro), Design de Produção e Banda Sonora. Acima da necessidade de explicações estará Kate Middleton - o protocolo não permite aos membros da família real britânica fazerem statements políticos. E apesar de ter sido notícia o vestido verde escuro com que a duquesa de Cambridge chegou à cerimónia na noite de domingo, houve também quem tivesse visto no apontamento de uma fita preta na cintura um sinal de solidariedade para com o movimento contra o assédio e a agressão sexual. A atriz ganhou dois prêmios Bafta durante sua carreira e saltou para a fama por seu papel na série de TV The New Avengers (“Os novos vingadores”).

Mas quero que saibam que eu sou totalmente solidária às minhas irmãs de preto.

Edition: