Volkswagen apresenta carro autônomo controlado por voz

É o primeiro modelo autônomo da marca e o novo fruto da família de veículos que já nascem elétricos - até então, o sistema era adaptado a modelos existentes na linha. Ele faz parte da família ID Models, que é composta por carros totalmente elétricos.

A Volkswagen deverá apresentar, mais para o final deste ano, a versão de produção do seu primeiro automóvel da enorme ofensiva eléctrica que prepara, o I.D., uma berlina de dimensões semelhantes às de um Golf. "Com essas qualidades, nossos carros poderão ampliar sua importância no mercado e seu valor para a mobilidade futura", afirmou a empresa em comunicado. A alemã pontuou, no entanto, a possibilidade de que o veículo autônomo possa servir a grupos de clientes que não podem dirigir, por exemplo, por causa da idade. Revelado no Geneva International Motor Show, o veículo é chamado I.D. Vizzion e tem condução autônoma, ou seja, um motorista não precisa conduzi-lo ativamente.

O carro vai contar com um assistente virtual, que atende a comandos de voz e de gestos e aprende as preferências dos indivíduos que usarem o carro com o auxílio da inteligência artificial.

No que diz respeito a especificações, o Volkswagen I.D. Vizzion terá 300 cavalos de potência, dois motores elétricos ligados a uma bateria de 111 kWh e uma autonomia para 666 quilómetros.

Ainda não há datas para o lançamento do modelo no mercado.

Edition: