WhatsApp lança novo aplicativo para pequenas e médias empresas

O WhatsApp quer virar o canal oficial de contato entre companhias e clientes.

O WhatsApp Business é uma nova aplicação para Android, da mesma empresa do WhatsApp (que é propriedade do Facebook), para as pequenas empresas utilizarem. Entre as novas funções estão a de responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, a qualquer hora do dia.

O aplicativo de mensagens instantâneas é usado por 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo. O Brasil é o segundo maior mercado do serviço. Só fica atrás da Índia.

O WhatsApp revelou que testava uma versão do aplicativo para empresas em outubro do ano passado, quando anunciou que algumas grandes empresas já estavam utilizando o serviço para se comunicar com seus clientes, como o banco Itaú e a companhia aérea KLM.

O que o novo aplicativo fará é dar recursos adicionais (veja abaixo).

O WhatsApp Business já está disponível, é gratuito e pode ser baixado na Google Play na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA.

Como é comum em versões de redes sociais para empresas, o WhatsApp disponibilizará métricas simples com estatísticas sobre as mensagens enviadas, o que deve ajudar o empresário e sua equipe a entender quais estratégias de comunicação funcionam ou não para a empresa. "Consigo dar uma resposta ao cliente, mesmo se estou sem o celular", diz o fotógrafo Fabiano Cardox, que atua no Rio de Janeiro.

Além disso, a empresa poderá enviar respostas rápidas para perguntas frequentes; mensagens de boas-vindas para se apresentar aos clientes; e avisos de ausência quando estiver fora do horário de funcionamento. São feitos por lá de orçamentos a confirmações de serviços.

"O WhatsApp Business vai facilitar a vida das pessoas que se conectam com as empresas por meio do aplicativo e vice-versa".

Edition: