Receita paga nesta sexta último lote de restituição do Imposto de Renda

Saiba o que fazer.

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A Receita também paga 230 milhões a 140 mil contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2016, mas estavam na malha fina. Serão pagos, no total, R$ 3,11 bilhões para 2.038.934 pessoas neste lote.

Para saber se teve a declaração liberada o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone no número 146. O órgão oferece ainda aplicativos para tablets e smartphones. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na própria declaração.

O Fisco afirma que, caso o valor não seja creditado na conta que teve a restituição liberada, o contribuinte deve entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para o telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o pagamento em conta-corrente ou poupança.

Quem não aparecer em um dos sete lotes regulares do IR está automaticamente na malha fina do Leão. Nesse caso, os contribuintes devem consultar o Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) para descobrir a irregularidade, erro ou omissão que impede o ressarcimento.

De acordo com a Receita Federal, das 30,4 milhões de declarações entregues neste ano, 747 mil ficaram por motivo de inconsistências nas informações prestadas.

Vale lembrar que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição -, ou diretamente no e-CAC, no serviço extrato de processamento.

Edition: