NASA descobre sistema com 8 planetas, parecido com o da Terra

Designado Kepler-90, este sistema solar tem oito planetas, como o nosso. "Este modelo evidencia que os planetas gasosos externos do sistema, que são aproximadamente de tamanho de Saturno e Júpiter, se formaram de maneira similar ao nosso Sistema Solar", informou o comunicado. O sistema Kepler-90, além disso, guarda outras semelhanças com o Sistema Solar, como por exemplo o fato de os planetas maiores estarem localizados em sua parte mais externa.

"Era como esperávamos: muitas descobertas emocionantes nos aguardam com o telescópio Kepler".

"Há entusiasmantes descobertas escondidas nos dados do Kepler, à espera da ferramenta ou tecnologia certas para as desvendar". "Essa descoberta mostra que nossos dados serão um tesouro disponível para pesquisadores inovadores nos próximos anos". Trata-se do oitavo planeta descoberto em tal sistema, o que o torna um tanto quanto parecido com o nosso.

A NASA anunciou, no início desta semana, que faria uma grande revelação sobre uma descoberta feita com o telescópio espacial Kepler.

Com a ajuda do Google, os cientistas Christopher Shallue e Andrew Vanderburg, vinculados à Nasa, foram capazes de "treinar" uma espécie de "robô" digital para que aprendesse a identificar possíveis exoplanetas capturados pelas lentes do telescópio Kepler - os objetos são reconhecidos em meio às diferentes frequênis das luz existentes no Universo. Graças a ela, os pesquisadores conseguiram identificar nos dados do Kepler os tênues sinais de trânsito do oitavo planeta.

De acordo com as informações divulgadas na conferência da NASA, o Kepler90i pode não ser o último planeta do sistema Kepler-90.

Vale destacar que Kepler-90i é o menor dos oito planetas no sistema Kepler-90, além de contar com uma temperatura média em sua superfície semelhante à de Mercúrio, devido à maior proximidade com a estrela Kepler 90.

Edition: