A Deco diz-nos para ter cuidado — Black Friday

São mais de 500 lojas virtuais que, de acordo com o Procon, não são confiáveis o bastante para quem quer investir na Black Friday.

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) disponibilizou uma plataforma online para perceber se os descontos anunciados na Black Friday são reais. Esta realidade já não se aplica se efetuar a compra numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções, exceto em situações de defeitos.

A secretária executiva do Procon de Araxá, Belma Nolli, afirmou que na Black Friday brasileira, apesar das lojas apresentarem grandes ofertas e descontos que abrangem desde eletrônicos a companhias aéreas e concessionárias de veículos, muitos clientes fazem reclamação em relação aos produtos comprados.

Um dos serviços de apoio ao consumidor mais famosos do Brasil, o Reclame Aqui é uma verdadeira central de referência.

Por fim, e não menos importante, deve conhecer as políticas de compra e de devolução. A Deco tem recebido nos últimos anos reclamações sobre vendas feitas através do Facebook, por exemplo. Nessas horas, é bom tomar cuidado com páginas falsas criadas apenas para desviar os seus dados pessoais em golpes conhecidos como "phishing".

A prática é comprovada por levantamento feito neste mês pelo Zoom, site e app comparador de preços e produtos, que identificou aumento de preço em 19 categorias, o que representa 14% do total pesquisado. Se lá houver o ícone de um cadeado fechado, é sinal que esta página é HTTPS e ela protege seus dados com criptografia, o que garante um nível mínimo de segurança.

É possível também que você encontre uma promoção muito boa de uma loja razoavelmente conhecida e que você sabe que não vai ficar com seu dinheiro a troco de nada. Porém, se você nunca comprou lá, ainda resta uma sombra de desconfiança.

O primeiro passo é pensar no que quer comprar, pesquisar preços e recolher informação. Assim você saberá se aquela promoção é realmente vantajosa ou se é apenas "a metade do dobro".

Veja aqui como descobrir se um desconto é real ou não usando uma extensão para navegador. Se a empresa não possui formas de contato direto, se não te atenderem, ou se o atendimento te passar alguma insegurança em termos de profissionalismo, desconfie. Isso porque as compras efetuadas em sites internacionais estão sujeitas a outros custos, os quais nem sempre são informados.

Edition: