Autónomos: Uber compra 24 mil carros à Volvo

A plataforma de transporte de passageiros Uber chegou a acordo com a sueca Volvo para a aquisição de 24 mil carros sem condutor.

Com o acordo, os esforços das duas empresas serão combinados para a criação de carros sem motorista.

A Uber vai comprar os veículos da Volvo, e depois adicionar sua própria matriz de sensores ao carro e operá-los - potencialmente sem a necessidade de um humano ao volante. O acordo, porém, não pede exclusividade entre as duas empresas. Além disso, é a maior venda da nascente indústria de carros autônomos da história.

Ainda segundo anunciou a marca sueca, os veículos em questão, unidades do modelo XC90, serão entregues já equipadas com todos os equipamentos tecnológicos de condução autónoma à disposição nas viaturas Volvo.

"Será mais cedo do que as pessoas pensam", garante, no entanto e em declarações à Automotive News Europe, o director para as parcerias na Uber, Jeff Miller. Hoje, o sistema do Uber pede que os motoristas comprem ou aluguem e mantenham seus próprios veículos. "O negócio só se tornará viável se nós conseguirmos tirar o motorista da equação". Segundo Miller, uma parte dos veículos poderá ser comprada junto à Volvo usando ações da empresa.

Edition: