Volkswagen revela Virtus, o novo Polo Sedan

O inédito sedã intermediário derivado do Polo foi apresentado hoje (16) em um evento destinado à imprensa especializada, em São Paulo, onde tivemos o primeiro contato com o modelo.

De cara, dá para notar que carro bem maior e mais refinado que o Voyage. As lanternas chegam nas laterais e ornam com os vincos que saem dos para-lamas. O para-choque conta com um uma moldura na parte inferior, que atravessa toda a traseira.

Versão sedã do novo Polo, o Virtus utiliza vários elementos do irmão hatch, como a moderna plataforma modular MQB A0, que dará origem a outros modelos - um SUV compacto e, provavelmente, uma picape para bater de frente com Renault Duster Oroch e Fiat Toro.

Na fita métrica, o Virtus mede 4,48 metros de comprimento, nada menos que 42,5 centímetros a mais que o Polo, embora tenha o mesmo 1,75 metro de largura do hatch. No entanto, passageiros traseiros com mais de 1,80 metro de altura ficarão com as cabeças rentes ao teto. A largura (1,75 metros) também entrega que o Virtus não tem o mesmo espaço de alguns sedãs médios, por mais que o entre-eixos de 2,65 seja o mesmo do Jetta.

O porta-malas também do Virtus, no entanto, é generoso. O modelo da Volks, que chegará em fevereiro às concessionárias, foi exibido na vesão topo de linha Highline com motor 200 TSI 1.0 com turbo e injeção direta, que gera 128 cv de potência e 20,4 kgfm de toque. Segundo a Volkswagen, tem capacidade para 521 litros, maior até que o bagageiro do Jetta (510 litros). Com esse conjunto, o Virtus vai de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e chega à velocidade máxima de 194 km/h. Esta última será equipada com câmbio automático de seis marchas.

Ainda não foram revelados os pacotes de conteúdo e os preços das versões, mas, assim como o Polo, espera-se por valores competitivos (para o mercado brasileiro!), entre R$ 65 mil e R$ 80 mil. Todo o conteúdo diferenciado do Polo - como painel de instrumentos digital, sistema multimídia com tela tátil de oito polegadas, múltiplos airbags, controles de tração e estabilidade, partida e acesso ao veículo sem o uso de chave (presencial) e farol alto com ajuste automático de intensidade.

Edition: