Veja: Tese de Stephen Hawking fica disponível e derruba site de universidade

Mais de 30.000 pessoas acessaram até agora seu trabalho de pós-graduação, quando ele tinha 24 anos. É o documento mais visitado no site da instituição.

A partir deste mês, todas as teses de doutramento de Cambridge terão de ter uma versão digital e os alunos serão encorajados a disponibilizarem-nas gratuitamente.

"Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, deve ter acesso livre e sem limites –não somente à minha pesquisa, mas a todos os trabalhos de destaque possibilitados pelo entendimento humano", acrescentou. - É maravilhoso ouvir que muitas pessoas já demonstraram interesse em fazer o download da minha tese. Mas o site da universidade esteve inacessível durante vários períodos do dia, perante a enorme procura.

A vida e a obra de Hawking costumam envolver superlativos - ele é autor do best-seller Uma Breve História do Tempo e teve sua trajetória retratada no filme A Teoria de Tudo, indicado a cinco categorias do Oscar e vencedor em uma delas (melhor ator, com Eddie Redmayne, que interpreta o físico). E como o professor Hawking, esperamos que muitos estudantes aproveiterão a oportunidade para distribuir livremente os seus trabalhos.

- Cada geração se sustenta nos ombros daqueles que foram antes dela, assim como eu fiz como um jovem estudante de PhD em Cambridge, inspirado pelo trabalho de Isaac Newton, James Clerk Maxwell e Albert Einstein - afirmou Hawking.

- Nascido em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, no Reino Unido.

Em 1963, poucos anos antes de defender sua tese de doutorada, o físico foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) –ou doença de Lou Gehrig, transtorno neurodegenerativo que causa a perda progressiva da coordenação muscular e dos movimentos do corpo, com sobrevida estimada em quatro anos.

Edition: