Ophelia não causa estragos nos Açores

De acordo com o IPMA, o grupo Oriental (que inclui as ilhas de São Miguel e Santa Maria) estará em alerta vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 18h00 e as 23h59 (hora local, mais uma no continente e na Madeira).

Sete das nove ilhas desse arquipélago foram colocadas em "alerta vermelho", mas o furacão não causou danos importantes, informou o responsável da Proteção Civil regional à agência Lusa à 1h GMT, quando o furacão começava a se afastar dos Açores sem tocar terra.

Ainda de acordo com o IPMA, o grupo Ocidental, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, estará em alerta amarelo quanto a precipitação e trovoada entre as 17h00 e as 23h59 de hoje (hora local).

Estas duas ilhas mantêm-se sob aviso laranja para vento, com vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas que poderão ultrapassar os 100 quilómetros/hora, em especial na ilha de Santa Maria, passando depois daquela hora a amarelo até às 12 horas.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18:00 e as 24:00 de hoje.

Estas velocidades de vento são esperadas entre o meio-dia de sábado e as 06h00 de domingo.

A aproximação do furacão Ophelia levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir vários avisos meteorológicos.

Edition: