Governo avança com aumento extraordinário de seis e dez euros — Pensões

O AbrilAbril confirmou a informação avançada pela Lusa ao final da tarde: 2018 vai ser mais um ano de recuperação de poder de compra para os pensionistas que menos recebem, com a inclusão do aumento extraordinário de dez euros, à semelhança do que aconteceu para este ano.

Esta subida das pensões, que perderam 7% de poder de compra com o anterior governo, resulta da pressão dos comunistas para que estas sejam valorizadas. A medida pretende não deixar de fora nenhum pensionista que, por via da atualização automática, não chegue aos dez euros de aumento (seis no caso das mínimas).

Segundo a mesma fonte, a medida vai abranger um universo total de mais de 1,6 milhões de reformados.

A proposta de Orçamento do Estado, aprovada hoje pelo Conselho de Ministros, é conhecida amanhã, após a sua entrega na Assembleia da República.

Este era um dos dossiês ainda em aberto nas negociações entre o Governo e a esquerda, que mantinham um braço de ferro sobre se a subida seria aplicada a todos os pensionistas ou definida pela idade.

Nas reuniões com a esquerda caiu a hipótese que chegou a ser posta em cima da mesa pelo Governo de limitar este aumento extraordinário apenas aos pensionistas que tivessem mais de 75 anos.

Edition: