Produção automóvel sobe quase 22% em Setembro

No último mês, a produção cifrou-se em 15.015 veículos ligeiros e pesados, com especial destaque para o crescimento de 71%, ainda que este segmento mantenha um peso reduzido no total da produção nacional.

Sem alterações continuam os destinos dos veículos produzidos em Portugal e a importância que as exportações representam para o setor automóvel.

Em termos acumulados, de Janeiro a Setembro, foram produzidos 117.329 veículos automóveis, ou seja, uma evolução de 7,2%, em relação a igual período de 2016. Os ligeiros de passageiros apresentaram uma variação positiva de 7,1%, com os comerciais ligeiros também em ligeira subida, desta feita de 1,2%.

Segundo a ACAP, estes dados confirmam a "importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 95,9% dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa".

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional - com 84,5 por cento - com a Alemanha (19,1%), Espanha (14,6%), Reino Unido (12,1%) e França (10,5%) no topo do ranking.

Mantém-se a tendência de crescimento da produção de veículos automóveis em Portugal.

Edition: