Usuários reclamam de instabilidade no Facebook e no Instagram

O Facebook e o Instagram apresentaram instabilidade em grande parte do mundo nesta quarta-feira (11), incluindo o Brasil.

Foi constatado o Instagram e o Facebook fora do ar por volta das 12h50, e não encontramos relato oficial de nenhum posicionamento por parte da corporação que mantém as duas redes sociais.

De acordo com o site Down Detector, que reúne relatos de problemas de conexão de sites e aplicativos, o pico de queixas - em sua maioria de Estados Unidos e Europa, mas com relatos também do Brasil - se deu por volta das 12h (horário de Brasília) desta quarta-feira. O Facebook é responsável também pelo Instagram, app de fotos que adquiriu em 2012 por US$ 1 bilhão.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Facebook, que confirmou a instabilidade. "Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível".

"Atualmente, temos um aumento no volume de erros da API".

Quem tenta usar a rede social, criar, comentar ou curtir posts vê mensagens de manutenção ou de um "problema temporário com a publicação".

O problema parece estar restrito ao Facebook e ao Instagram, pois não há registro de falhas nos outros serviços da companhia, como o WhatsApp.

Edition: