Eliminatórias Europeias: França reassume liderança; Holanda precisa de milagre

A Suécia goleou hoje o Luxemburgo, por 8-0, e assumiu provisoriamente a liderança do Grupo A de qualificação europeia para o Mundia2018 de futebol, com dois pontos de vantagem sobre a França, que esta noite defronta a Bulgária.

Além de Holanda e Suécia, o Grupo A das Eliminatórias conta com a Seleção Francesa, que precisa apenas de uma vitória simples diante de Belarus para cravar sua participação no evento. Enfrentando a Bielorussia fora de casa, e conseguiu o resultado positivo pelo placar de 1 a 0, gol de Matuidi. O destaque da partida foi o atacante Marcus Berga, que balançou as redes quatro vezes.

Granqvist (10' g.p. e 67' g.p.), Lustig (60') e Toivonen (76') apontaram os restantes golos perante o último classificado do grupo A. Na melhor da hipóteses os holandeses podem chegar os mesmos 19 pontos dos suecos. Os franceses lideram o grupo A das eliminatórias europeias com 20 pontos, um a mais que a Suécia, e só não garantem vaga direta para o mundial se tropeçarem diante da modesta Bielorrússia, em casa, na terça-feira, pela última rodada. E ganhar de 7 a 0 da Suécia, mesmo em casa, não irá acontecer também. Não por ter tropeçado, os holandeses venceram a Bielorrússia por 3 a 1 fora de casa, mas pelo que fez a Suécia. Quem vencer estará na Copa do Mundo. Neste sábado, Portugal se deu ao luxo de deixar Cristiano Ronaldo no banco para o duelo com a fraca Andorra.

Num encontro meramente para estabelecer as últimas posições do Grupo B, as seleções das Ilhas Faroé e da Letónia empataram 0-0.

Ainda neste sábado, pelo Grupo H, a já classificada Bélgica ignorou o mando da Bósnia-Herzegovina e venceu por 4 a 3. A partida teve duas viradas e foi marcada pelo campo lamacento, que deixou todos os jogadores sujos de lama. Para Portugal, é vencer a Suíça ou disputar a repescagem.

A Grécia aproveitou a derrota da Bósnia para assumir a segunda colocação da chave e tentar vaga na repescagem.

Edition: